notas rigorosas logotipo

223 706 360

Custo de chamada para a rede fixa nacional

Como reestruturar a sua situação financeira

Como reestruturar a sua situação financeira quando o peso da prestação do crédito à habitação se começa a tornar incomportável?

Com os spreads aplicados nos créditos à habitação sempre a subir, a liquidez das famílias está cada vez mais comprometida. É hora de os portugueses pensarem de forma estratégica e fazerem contas para que a sua taxa de esforço não se torne incomportável.

Lembre-se sempre, a questão não é onde contrata o seu crédito habitação ou os seus seguros, e sim onde consegue obter a melhor proposta de crédito ou prémio para o seu caso específico. Aquela que lhe traz mais vantagens e qualidade de vida.

Por onde começar?

Se tem outros créditos deve pensar em fazer uma consolidação dos mesmos, isto é, ficar com apenas um crédito para ver os seus custos diminuídos, além de outras vantagens.

Pesquisa

Deve fazer uma pesquisa na banca por melhores condições do que as que possui no seu crédito à habitação. Atualmente conseguir um spread de 0,9 é um bom passo.

Escolher uma empresa de intermediação de crédito

Nesta busca de poupança e mais qualidade de vida, não se esqueça de obter simulação junto de uma empresa de intermediação de crédito. No atual cenário pode ser vantajoso para algumas famílias. Mas evite cair em burlas, assim, se resolver recorrer a um intermediário de crédito, é essencial que antes de dar este passo, confirme a legitimidade da instituição pesquisando a entidade no Portal do Cliente Bancário (Banco de Portugal).

Rever os seus seguros

Deve, ainda, rever os seguros associados ao crédito habitação: seguro de vida e seguro multirriscos.

Algumas famílias só com esta medida e neste produto conseguiram poupar até 60% no prémio. Ao efetuar esta transição tenha em atenção as condições de cada nova apólice, porque o mais barato bem sempre é o melhor serviço ou mesmo produto. No seguro de vida foque especial atenção às taxas de invalidez.  Lembre-se que o seguro de vida é uma forma de a entidade credora, o seu banco, garantir, em caso de morte ou invalidez do subscritor, isto é, em caso de morte ou invalidez de um dos elementos que contrai o empréstimo, a entidade bancária garante o recebimento do valor do empréstimo através da apólice de seguro de vida.

Atualização do capital em dívida

Falando agora na inviabilidade de tirar o seguro de vida do seguro de vidado seu banco, porque o seu banco não autoriza, pode ainda efetuar a atualização do capital em dívida. É possível no seu contrato de seguro de vida ligado ao crédito habitação realizar a atualização do capital em dívida, em que o valor do prémio é ajustado. Logo já poupa mais algum dinheiro.

Seguro multi-riscos

Quanto ao seguro multirriscos peça novas simulações e mais uma vez não se esqueça de verificar as coberturas. Normalmente um seguro para imóveis cobre os custos de reparação ou reconstrução em caso de danos inesperados, causados por fenómenos naturais, atos de vandalismo, roturas e entupimento de canos, e muito mais. Mas analise sempre as coberturas com muita atenção.

Depois de ouvir o mercado fale com o seu banco e analisem propostas da concorrência, e não se acanhe, o seu caminho pode ser mesmo mudar os seus serviços para outros players mais competitivos. Para se motivar nesta jornada pense que uma pequena diferença no spread e nas condições e produtos contratados pode gerar uma poupança abismal em juros.

 

Normalmente a busca de um novo parceiro de financiamento é um processo moroso mas que compensa financeiramente, pois vai permitir acesso aos melhores spreads do mercado, acesso a seguros mais competitivos, negociar com vários bancos e seguradoras. O mais importante é que vai poupar e ficar com mais liquidez.